terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Receita: Arroz embriagado na cachaça

A criadora de nossa receita de hoje conta que “na cozinha, não há certo ou errado”. A chef Janaina Rueda, grande entusiasta da cachaça, diz que o jeito é escolher uma boa caninha e ir testando seus diferentes usos na culinária. 

Por sua versatilidade e diversidade, a branquinha – pode ser amarelinha também – pode ser usada para flambar, marinar, cozinhar, temperar e muito e mais. O certo é soltar a criatividade e experimentar. 

Na hora de inovar e ousar na cozinha, não pense duas vezes: vá de cachaça!



Arroz embriagado na cachaça

Ingredientes
1/2 kg de arroz ou de miniarroz do vale do Paraíba 
50 ml de cachaça 
200 g de cebola picada 
50 g de alho picado 
1/2 kg de músculo cozido na panela de pressão 
200 ml do caldo do cozimento do músculo 
1/2 abóbora cortada em cubos 
100 g de folhas de couve rasgadas à mão 
1 talo de salsão limpo , 1 cenoura grande 
Pimenta-biquinho para decorar 
Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto 


Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite e refogue parte da cebola e do alho. Acrescente o arroz e o cozinhe por 13 minutos. Reserve. Coloque o músculo na panela de pressão e tempere-o com sal, dourando-o bem. Adicione o restante da cebola e do alho e refogue. Acrescente 600 ml de água, feche a panela e deixe cozinhar por 25 minutos com a cenoura e o talo de salsão. Retire o caldo e reserve. Na sequência, desfie o músculo. À parte, corte a abóbora em cubos iguais de 1 cm. Cozinhe-os em água por cinco minutos ou até que fiquem ‘al dente’. Refogue a couve por um minuto com um dente de alho amassado e um fio de azeite. Para finalizar, em uma frigideira grande, derrame um pouco de azeite, o músculo e a cachaça. Flambe para evaporar o álcool. Depois, junte o caldo do cozimento do músculo, o arroz e mexa bem. Em seguida, adicione os cubos de abóbora e a couve rasgada. Decore com pimentas-biquinho e sirva.

Fonte: Valeparaibano

Nenhum comentário:

Postar um comentário