terça-feira, 24 de abril de 2012

Cachaça também é cultura: “A Verdadeira História da Cachaça”


Você já deve ter ouvido uma porção de contos, causos, verdades, mitos e lendas sobre a cachaça e seus consumidores. 



O que você talvez não tenha ficado sabendo é que muitas dessas histórias estão registradas, esclarecidas e desmitificadas no livro “A Verdadeira História da Cachaça”, de Messias S. Cavalcante. 

O livro traz detalhes de todo o processo de fabricação, armazenamento e consumo da bebida, além de reconstruir e mostrar toda a influência que os índios, africanos e colonizadores tiveram na produção e popularização da caninha

Na busca de respostas pela origem da cachaça é traçado também um histórico da colonização do Brasil, da implantação dos engenhos, entre outros. Fala-se inclusive do papel da Igreja Católica na época que, embora combatesse o uso de bebidas alcoólicas, vários religiosos possuíam engenhos que produziam aguardente. Em alguns casos, a caninha era usada até na catequização dos índios. 

Messias, apreciador e pesquisador apaixonado pelo nosso destilado, mostra que a bebida genuinamente brasileira tem passado por um processo de valorização dentro do país. Se antes ela era vista como típica dos “butequeiros”, hoje é consumida por apreciadores de bebidas sofisticadas. Consequentemente, sua popularidade tem aumentado cada vez mais fora do país, sendo apreciada em todo o mundo, usada na culinária e na harmonização com diferentes pratos. 

“Olha, se quer dizer apreciador de cachaça, eu me considero um cachaceiro, com muito orgulho!” diz Messias Cavalcante, que está no Guinness Book, como detentor da maior coleção de cachaças do mundo. 

Cachaça também é cultura e tema de vários livros e pesquisas. E você, tem alguma indicação? Deixe nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário