Estima-se que existam cerca de 40.000 produtores, com uma
média de 4.000 marcas de cachaça no país. Especialista Ariana Gomes de Souza trabalha
na disseminação da bebida para os diferentes públicos
Poucas coisas fazem parte da cultura e
história brasileiras há tanto tempo e com a mesma intensidade quanto a cachaça.
O principal ingrediente da caipirinha leva o nome, os sabores e os aromas do
nosso país mundo afora.
A despeito do preconceito ainda
existente com relação ao destilado nacional, o produto nunca esteve tão em
alta. Hoje, a bebida é saboreada no Brasil e no mundo por pessoas de diferentes
classes sociais e poder aquisitivo. Os apreciadores exigentes descobriram o prazer
de degustar uma boa cachaça.
O setor de cachaça movimenta por ano
cerca de R$ 7 bilhões nas estimativas do Centro Brasileiro de Referência da
Cachaça (CRBC). No entanto, alguns velhos hábitos estão sendo mudados com o
tempo. Enquanto a indústria de cerveja investe R$ 600 milhões em marketing, a
cachaça investe R$ 25 milhões. Deste valor, 90% é da cachaça industrial,
segundo dados do CRBC.
Os produtores esperam que a Copa do
Mundo de 2014 represente o mesmo que a edição de 1986 foi para o México. O
Mundial marcou o reconhecimento internacional da tequila como bebida
tipicamente mexicana.
É pensando neste novo panorama que o Clube do Alambique viaja o Brasil e
seleciona, por meio de pesquisa e avaliação, cachaças de excelência de diversos
produtores.
Entre as iniciativas de promoção da
bebida brasileira, o Clube faz parcerias com bares, restaurantes e empórios
promovendo a troca de informações, experiências e sensações relacionadas à
cachaça. Oferece ainda dicas sobre harmonização da bebida com diferentes tipos
de pratos, os elementos da análise sensorial da cachaça e seu uso na culinária
e em drinques.
Informações
e números sobre a cachaça:
·
Estima-se que existam
cerca de 40.000 produtores, com uma média de 4.000 marcas de cachaça no país,
que, juntos, exportam para um mercado que engloba entre 50 e 60 países. O
principal deles é o europeu, com destaque para a Alemanha.
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Em abril de 2012
houve uma troca de cartas assinadas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria
e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o representante de Comércio dos
Estados Unidos, Ron Kirk. Por meio disso, os Estados Unidos se comprometeram a
reconhecer a cachaça como produto exclusivo e tipicamente brasileiro. Em
contrapartida, o Brasil faria o mesmo com os uísques Bourbon e Tenessee.
·
Segundo dados do
Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a indústria produz cerca de 1,2 bilhão
de litros desta bebida por ano. Em 2012, 8 milhões de litros foram exportados, o
equivalente a 0,66% do total.
· Em 11 de abril de
2013, a cachaça passou a ser comercializada como produto exclusivamente
brasileiro nos EUA.
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Os produtores esperam
que a Copa do Mundo de 2014 represente o mesmo que a edição de 1986 foi para o
México. O Mundial marcou o reconhecimento internacional da tequila como bebida
tipicamente mexicana.
Sobre o Clube do Alambique
A história da empresa tem origem nos anseios do senhor
Adelmo Francisco Silva, homem simples e empreendedor, que transformou as terras
de sua família numa propriedade fértil, gerando retorno e sustento.
Sua neta Ariana acompanhou as pesquisas, viagens e
projetos que originou o seu último empreendimento, iniciado em 2006 com a
plantação do canavial e construção de um alambique de excelência. Em 2008,
produziu a primeira safra de uma bebida típica brasileira, reconhecida e
apreciada internacionalmente: a cachaça.
Em 2009, com a partida prematura do patriarca, a neta
abraçou o sonho do avô, fez o curso de mestre alambiqueiro e iniciou sua
caminhada no mundo da cultura da cachaça.
Ariana uniu-se à irmã Anita Flávia e fundou o Clube do
Alambique, com o propósito de disseminar a cultura da apreciação do destilado,
promover o encontro de produtores, especialistas e apreciadores da bebida brasileira,
oferecer safras com alta qualidade, selecionadas em todo Brasil.
Com objetivo de comercializar as cachaças selecionadas
pelo Clube do Alambique, as irmãs fundam em 23 de julho de 2010 a empresa Três
Paixões do Brasil, selando no nome as três grandes paixões que o querido avô
Adelmo cultivou: VIDA, FAMÍLIA, e
AMIGOS!
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